Vencer é para os fortes.
Aprendi que ser Pedagoga vai muito além de dominar todas as ciências. Implica em determinar o percurso de vida do aluno. E que meus atos recaem sobre ele de maneira decisiva. Que assumo diante dele um exemplo, por isso tem que haver coerência entre o que digo e faço. Atentar para além dos muros da escola, ver o aluno enquanto ser social e as atribuições que isso implica. Ser Pedagoga consiste, antes de tudo, em saber amar. E eu sei.
Ad immortalitatem
Há uma Fabiana que me habita que ainda não cresceu, é uma menina mimada e manhosa. Há uma Fabiana que me habita que entra na frente, tem voz forte, lidera. Ambas têm algo em comum: Eu.
sábado, 18 de abril de 2009
sexta-feira, 10 de abril de 2009
RESPONSABILIDADE SOCIAL: CADÊ?
Segue a baixo um comentário que postei no site flickr.com sobre a vulgarização da imagem da mulher na mídia. Algo revoltante.
Sou acadêmica de Pedagogia e leciono Informática. Todos os dias nós, futuros Pedagogos Graduados sentimos a impotência que temos diante do apelo sexual da mídia, dos meios de comunicação. Crianças de todo o Brasil assistem mulheres deste tipo (foto a cima) na televisão, internet, jornais e revistas expondo seus corpos como um produto. E assim, por não estarem preparadas, essas crianças pensam nessa exibição como normal e desejam fazer o mesmo: querem ser como elas. O resultado são meninas e meninos cada vez mais jovens iniciando sua vida sexual sem qualquer preparação, conhecimento ou proteção.
Vergonha de ser mulher
É, também, por causa deste tipo de exibicionismo que o índice de estupros, pedofilia, prostituição, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra a mulher, descontrole de natalidade e morte está cada vez mais alto no Brasil. O exibicionismo sexual que incita os maus instintos de mentes pobres de conhecimento (pedófilos, estupradores, assassinos) e não informa, nem muito menos educa , é visto como banal.
As pessoas parecem ter se acostumado com isso. Precisamos desbanalizar o banal. Protestar contra isso significa dar valor à responsabilidade social, ao meu sexo, a minha imagem enquanto mulher, a segurança pública. Significa dar valor a vida. Diante de tanta falta de respeito com a figura feminina, muitas vezes, sinto vergonha de ser mulher.
Essas mulheres- fruta, filé, Pricilas e outras alienadas juntamente com seus promotores de eventos e as emissoras de TV e outros meios de comunicação não possuem responsabilidade social. Fator indispensável em todos os meios de comunicação, ausente, totalmente, nessas explosões de exibicionismo. Nossas crianças estão sendo estupradas, violentadas e mortas e isso é gravíssimo. Através da Educação Difusa – certamente elas não sabem o que significa - educam essas crianças a se tornarem tão vazias quanto elas.
Três segundos
No Brasil a cada três segundos morre uma criança vítima de algum tipo de violência.
A pergunta é: Até quando? Até quando as emissoras de TV, os meios de comunicação manipularão o povo inserindo idéias banais e inúteis em sua programação? Um veículo de comunicação tem o dever de promover o conhecimento. O que há de conhecimento nesses exibicionismos?
E quando o tempo passar? O que elas farão? Espero e faço votos que nunca tenham que acordar no meio da noite e se surpreenderem com a ausência de seus filhos porque algum pedófilo os sequestrou e os mantém em cativeiro, estuprando-os, dia após dia, até a morte.
Deveria ser proibida qualquer exibição, nos meios de comunicação em geral, de pessoas que não agregam, que não somam conhecimento.
Conhecimento.
Mentes brilhantes da história da humanidade são eternas até hoje. Marcaram sua presença na história. Possuíam consciência da importância dessa presença. Homens como Sigmund Freud, Albert Stein, Karl Marx, Vygotsky, Durkheim, Weber, dentre outros tantos, são lembrados e estudados até hoje pelo conhecimento que possuíam além do seu tempo.
Depois disso eu pergunto as “frutas” e Cia: E vocês? Serão lembradas?
A juventude é efêmera. O conhecimento é eterno.
“A fama é fugaz. E a alvorada voraz.”
Durante a leitura deste post muitas crianças morreram. Muitas.
Indigne-se! Comova-se! Mova-se!
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)

Instinto de Loba.